Os sinalizadores de emergência são estritamente voltados para operações de socorro e salvamento em curtas ou longas distâncias. Mesmo com toda tecnologia que as atuais embarcações possuem, os sinalizadores ainda são essências para o salvamento no mar, sendo esse material, de uso obrigatório em embarcações da Marinha Mercante, Marinha de Guerra e barcos de esportes e recreio.

Existem três tipos de sinalizadores obrigatórios. O foguete manual estrela vermelha com paraquedas, o facho manual luz vermelha e o Fumigeno flutuante laranja.

A importância deste recurso de emergência é tão crucial que, por lei, toda embarcação brasileira, que navega em mar aberto, é obrigada a ter todos eles a bordo, exceto as embarcações que navegam em águas abrigadas.

Entenda abaixo quando cada sinalizador deve ser usado.

Foguete Manual Estrela Vermelha com Paraquedas:

Sinalizador de emergência para operações de socorro e salvamento em curtas ou longas distâncias. Após ao lançamento, o foguete desenvolve uma trajetória retilínea na vertical a uma altura superior a 300 metros e, segundo os fabricantes, podem ser avistados a até 41 milhas (cerca de 80 quilômetros) de distância em noites de céu claro. Ao atingir a altura, o sistema de ejeção libera o conjunto de pára-quedas acoplado a uma carga iluminativa de estrelas coloridas de alta intensidade. O sistema de acionamento é manual, com funcionamento imediato depois do disparo. As instruções de funcionamento estão presentes no rótulo.

Facho Manual de Luz Vermelha:

Sinalizador de emergência para operações de socorro e salvamento com uso indicado para situações com visibilidade reduzida à noite e a curtas distâncias, uma milha (dois quilômetros) podendo chegar até cinco milhas (cerca de 10 quilômetros). Ao ser acionado, este cilindro metálico emite um facho de luz vermelha de alta intensidade luminosa por aproximadamente um minuto. O sistema de acionamento é manual, com funcionamento imediato depois do disparo. As instruções de funcionamento estão presentes no rótulo.

Fumigeno Flutuante Laranja:

Sinalizador de emergência para operações de socorro e salvamento indicado para uso diurno e a curta distância. Ao ser acionado, este tipo de sinalizador emite um sinal de fumaça na cor laranja de grande volume e densidade, durando de três a cinco minutos e dependendo da intensidade do vendo, propagando sua fumaça por entre 100 e 200 metros e chegando a alcançar até 10 metros de altura. O sistema de acionamento é manual, tendo o início da emissão de fumaça 3 segundos após o acionamento. As instruções de funcionamento estão presentes no rótulo.

Sinal Fumigeno Flutuante e Iluminativo:

Sinalizador de emergência diurno/noturno marcador de boia (Homem ao Mar), associado a um conjunto de retinida acoplado a uma boia. Esse sistema facilita a marcação e o posicionamento de resgate de homem ao mar. O sistema de acionamento é imediato após o lançamento ao mar, emitindo um sinal de fumaça na cor laranja de alta densidade durante o dia, e à noite um sinal de luz comandado pela fotocélula. Instrução de fixação, funcionamento e acionamento no manual.

Sinal de Perigo Diurno/Noturno:

Sinalizador de emergência em operações de socorro e salvamento, para curtas ou longas distâncias. Ao ser acionado, o sinalizador emite um sinal de fumaça na cor laranja durante o dia e à noite emite um facho de luz vermelho de grande intensidade luminosa. O sistema de acionamento é manual, com funcionamento imediato depois do disparo. As instruções de funcionamento estão presentes no rótulo.

Pó Marcador de Mar:

Sinalizador de emergência para socorro e salvamento como marcador em água. A sua aplicação é de uso obrigatório em aeronaves da Aviação Civil e Militar, Força Aérea, Marinha e Exército. Ao retirar o produto de dentro da embalem plástica, amarre a fita na embarcação e lance o produto na água, o pó irá produzir um inconfundível rastro verde fluorescente visível durante o dia ou a noite.

Maleta Estanque:

Visto que é importante armazenar os sinalizadores de forma que fiquem acessíveis para serem usados quando necessários e para preservar sua funcionalidade, assim como a segurança de todos a bordo, a maleta estanque, com flutuabilidade positiva, promete armazenar todos os sinalizadores a bordo. É fabricada em polietileno de alta densidade, dobradiças e fechos em aço com proteção superficial em pintura eletrostática com resistência a corrosão. A maleta é composta de retinida, argola e mosquetão facilitando seu transporte.

É importante lembrar de revisar as validades dos produtos e, sempre que possível, realizar a reposição dos fogos antes que o prazo da mesma espire.

Na Velamar você encontra todos esses modelos de sinalizadores com os melhores preços.

Confira!

Enviado por Velamar Náutica