A Navegação é a ciência e a arte de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida a outro, utilizando de prática e tecnologia para determinar a posição atual e então comparar com demais posições previstas ou desejadas, para assim, chegar ao destino da forma mais rápida e segura possível.

Para isso, foram desenvolvidos aparelhos que permitem a determinação exata da posição, bem como, bússola, sextante, radar, rádio, GPS, entre outros, além de livros técnicos que auxiliam na navegação em diferentes mares e situações, prometendo a capacitação necessária para se tornar um Capitão.

Os livros do meio náutico são constituídos por relatos, dados, normas e dicas para uma navegação segura, seja costeira ou oceânica, sendo eles sugeridos e indicados pela Marinha do Brasil como fonte de estudo e informação confiável para quem busca navegar pelos sete mares sem receio.

Na Velamar você encontra diversos tipos de livros náuticos que prometem auxilia-lo na navegação, destacamos alguns abaixo:

Navegar é Fácil

Navegar é Fácil é recomendado especialmente pela Diretoria de Portos e Costas do Ministério da Marinha. Em suas 14 edições ao longo de três décadas vem preparando, com grandes resultados, seu leitor para as provas de Habilitação Náutica para Mestre-Amador, Arrais-Amador e Veleiro.

Aproveitando a vocação marinheira e vasta experiência do autor, Navegar é Fácil apresenta de forma clara, objetiva e ricamente ilustrada tudo o que você precisa saber para navegar com segurança em embarcações a vela ou a motor. Dividido em capítulos, o livro traz respostas práticas para eventuais dúvidas e uma área de questionários ao fim da cada tópico para avaliar os conhecimentos absorvidos. É a melhor maneira de iniciar um estudo sério de navegação para amadores.

Capitão Amador 4a Edição

Esse livro foi organizado com o intuito de ser útil ao estudo preparatório daqueles que pretendem alcançar o título de Capitão Amador, último estágio de conhecimento dos navegantes da categoria esporte e recreio.

Meteorologia e Oceanografia 3ª Edição

Agora em sua terceira edição, de Paulo Roberto Valgas Lobo e Carlos Alberto Soares, esse livro é bastante técnico. Excelente obra para quem quiser aprofundar seus conhecimentos de meteorologia, mar, correntes marítimas e ondas. Livro para ser lido em partes, de acordo com as necessidades, não conta nenhuma história. Um perfeito livro de suporte a bordo.

Literatura sugerida pela Marinha para os cursos de capitão.

Livro RIPEAM em Português e Inglês Geraldo Luiz Miranda de Barros.

Livro de Regras de Governo e Navegação, Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM). Este livro atualizado incorpora as emendas de 1981, 1987, 1989, 1993, 2001 e 2007. O texto está escrito em português, com tradução simultânea em inglês.

Livro Guia Prático de Manobra.

De uma forma muito didática e ilustrada o autor descreve cada manobra minuciosamente e ensina conceitos básicos da navegação como o fundeio e a atracação. Este Guia Prático de Manobra é realmente o resumo da experiência adquirida por Eric Tabarly durante mais de 20 anos de navegação a vela.

Cada manobra descrita, cada situação apresentada já foi vivida pelo autor a bordo de seu PEN DUICK. Delas, ele tirou muitos ensinamentos que nos da agora de uma maneira clara e precisa.

Todos aqueles que fazem cruzeiro a bordo de um barco qualquer, seja ele grande ou pequeno, encontrarão nesta obra a resposta para inúmeras perguntas que já se fez.

Desde as manobras a serem efetuadas em caso de um ciclone até aquelas muito simples de atracar e desatracar de um cais a vela.

Livro GPS Uma Abordagem Prática.

É um livro para qualquer público interessado, abrangendo desde esportistas até engenheiros.

Numa linguagem eminentemente prática, o livro atende todos os diversos tipos de usuários das potencialidades proporcionadas pelo sistema GPS, como por exemplo, estudantes, analistas de meio-ambiente, profissionais de geoprocessamento, professores, pesquisadores, navegadores, militares, etc.

Abrange o sistema GPS, desde o segmento espacial até os mínimos detalhes das funções dos receptores GPS de navegação, quer sejam utilizados em operações náuticas, terrestres ou aplicações de geoprocessamento.

Confira!

Enviado por Velamar Náutica