Fazer uma longa viagem demanda alguns cuidados, principalmente para quem vai viajar de barco. Antes de partir é preciso se planejar, arrumas as malas, checar se está tudo na bagagem, abastecer a dispensa e fazer uma revisão geral no barco para saber se ele vai dar conta de todo o percurso sem causar nenhuma preocupação aos tripulantes.

Para começar, é importante verificar se o piloto possui e está em dia com a habilitação específica emitida pela Capitania dos Portos. Pilotar um barco requer a mesma responsabilidade de dirigir um carro, especialmente se estiver com passageiros. Não beber antes de pilotar é uma regra fundamental a ser seguida. Antes de sair para um passeio também é ideal verificar se está tudo funcionando na embarcação, se os extintores de incêndio estão dentro do prazo de validade, se tem coletes salva-vidas para todos a bordo e combustível suficiente. Assim como num veículo terrestre, também é preciso prestar atenção a alguns detalhes importantes quanto ao funcionamento do barco.

Manter uma manutenção prévia é fundamental e pode significar mais segurança a bordo. É extremamente necessário seguir a orientação do fabricante do barco, do motor e dos demais componentes. No quesito motor, a dica é não deixar gasolina no tanque por mais de 30 dias, ligá-lo, pelo menos, a cada 15 dias e fazer revisão preventiva a cada seis meses.

Para quem vai ficar mais tempo no mar também é preciso atenção aos detalhes. O sabão em pó, por exemplo, não é indicado já que o produto pode causar manchas irreversíveis no gel. Após a lavagem, deve-se aplicar um finalizador que, além de dar brilho rápido no costado da embarcação, proporciona acabamento e proteção. É importante dar preferência às ceras náuticas ao invés das automotivas, pois estas têm fácil remoção em contato com a água e deixará o costado sem proteção, complementando que utilizar capas de proteção, fabricadas com tecido especial que bloqueia os raios UV, evita a retenção de umidade no interior da embarcação.

É importante lembrar de fazer uma revisão completa antes de viajar e certificar-se que todos os equipamentos de segurança e salvatagem estejam em dia.

Na Velamar você encontra todos os produtos que você precisa para fazer sua viagem inesquecível.

Confira!