Mergulho é a prática de submergir utilizando um aparato de respiração ou segurando a respiração.

São existentes três tipos de mergulho, sendo eles, o Mergulho Dependente que é uma categoria de mergulho praticada apenas por mergulhadores profissionais, devido à complexidade e profundidade na qual são imersos. Esse tipo de mergulho normalmente é realizado por profissionais que trabalham em plataformas de petróleo e na construção civil, que utilizam do o auxílio de roupas de mergulho para isolar seu corpo dos efeitos do ambiente de alta pressão, visando então, reduzir o risco da doença descompressiva após mergulhos muito profundos.

Outro tipo de mergulho, é o Mergulho Autônomo, uma modalidade que permite que o mergulhador fique por mais tempo embaixo d’água com o auxilio de equipamentos de respiração, podendo ser um mergulho com finalidades recreativas, até 40 metros de profundidade, ou técnicas, quando mais profundo que 40 metros, no qual o limite de permanência sem descompressão é mais curto, sendo então, utilizados procedimentos e equipamentos de mergulho técnico para estender o tempo no fundo com segurança. Normalmente esse tipo de mergulho é praticado em ambientes de teto, tais quais, como cavernas submersas, naufrágios, mas podendo também ser realizado em mar aberto.

A terceira categoria de mergulho é o Mergulho Livre, que consiste em mergulhar sem o auxílio de equipamentos de respiração subaquática, dependendo exclusivamente de sua capacidade pulmonar, preparação física e controle emocional. O mergulho livre é estritamente voltado para fins recreativos e lazer, podendo ser auxiliados por equipamentos como máscara, nadadeiras e snorkel, tubo usado para respirar sob a água e que possui em média entre 35 e 45 cm de comprimento. Essa categoria de mergulho é praticada normalmente em rios, lagos, piscinas ou no mar.

A principal atração, para os praticantes da modalidade de Mergulho Livre, é observar a vida subaquática com a utilização do snorkel, que proporciona com que o mergulhador possa respirar ao mesmo tempo em que observa a vida aquática enquanto permanece por um longo período na água. As águas cristalinas, quentes e calmas da costa brasileira revelam um grande potencial para a pratica de snorkeling, pois estão ricas de espécies de peixes, crustáceos, medusas, algas e corais.

Aqui na Velamar você encontra tudo que precisa para realizar o Mergulho livre nesse verão.

Confira!

Enviado por Velamar Náutica